Páginas

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Primeira edição do TEDx Porto Alegre foi sucesso entre o público e um marco na história da capital gaúcha



“Paixão que Inspira” foi o tema da primeira edição do TEDx Porto Alegre. E o que não faltou no último dia 13 de novembro, no Theatro São Pedro, foi paixão.





Uma afinada equipe de organizadores, voluntários, apoiadores e patrocinadores, juntamente com os palestrantes e um público de mais de 500 pessoas, passaram 10 horas respirando inspiração. Com abertura da ilustre Eva Sopher e cerimonial de Renata Simões (Multishow), o TEDx Porto Alegre já é um marco na história da cidade. Foram 21 palestras de até 18 minutos, discorrendo sobre diferentes áreas do conhecimento, mas com uma coisa em comum: trazer ideias que podem mudar o mundo.

A pluralidade deu o tom do dia, levando ao palco do Theatro São Pedro jornalistas, um médico, empresários, cientistas, um artista plástico e até mesmo o Papai Noel. Este último, Elio Lazzarotto, que tem até seu próprio CEP, levou o público às lágrimas aos contar sobre sua trajetória pessoal e relembrar a todos sobre o verdadeiro espírito do Natal: a solidariedade.

E as emoções foram muitas durante o dia: aplausos, risadas e lágrimas foram comuns entre o público, palestrantes e até mesmo entre os organizadores. Munidos de smartphones, ipads e notebooks, muitos comentaram, em tempo real, o que se passava no palco. Rapidamente o TEDx Porto Alegre inundou redes sociais como o Twitter, deixando o evento entre os Trending Topics do Brasil. Foram mais de 3 mil tweets.

Acompanhe alguns deles:

@katiasuman Quando entrei hoje no Theatro São Pedro, às 9 da manhã eu era uma. Ao sair, às 19h eu sou outra. Obrigada #TEDxPortoAlegre

@luthome O Papai Noel me fez chorar. Meu Deus, que história linda. #TEDxPortoAlegre

@gus_bozzetti: Difícil explicar para quem não foi ontem, a emoção de participar do @TEDxPortoAlegre.

@boldrini Superou todas as expectativas. #TEDxPortoAlegre

@ksio_ #tedxportoalegre Organização impecável, ideias apaixonantes e incentivos mil. Melhor evento que já participei. Obrigado TEDx Porto Alegre

@marcoenes #TEDxPortoAlegre foi certamente o melhor evento do ano! Muitas idéias e muita motivação para realizar essas idéias.

@OrganicAgency #TEDxPORTOALEGRE representou um novo inicio para os pensadores e criativos do Rio Grande do Sul.
 
Conheça o POAx IDEA: Projeto para incentivar mentes empreendedoras

Com o objetivo de concretizar boas ideias, que são o coração e a alma do TEDx Porto Alegre, foi apresentado o projeto POAx Idea. Trata-se de um concurso, cujo objetivo é conhecer e selecionar ideias de atividades empreendedoras que se encontrem em estágio embrionário e que sejam compatíveis com a proposta do TEDxPortoAlegre. O vencedor receberá uma assessoria empresarial da INEXMARKETING, e receberá as ferramentas necessárias para o desenvolvimento prático do projeto.

Caso consiga lançar sua ideia no mercado no próximo ano, o vencedor do concurso será um dos palestrantes do próximo TEDx Porto Alegre. Para mais informações e para conhecer o regulamento do concurso, acesse www.tedxportoalegre.com.br/ 

O que o público achou do TEDx Porto Alegre

A organização do TEDx Porto Alegre tem recebido muitos depoimentos de participantes que comprovam: os objetivos do evento foram alcançados.

Luciana Thomé, jornalista e assessora de imprensa: “... nem só de conhecimento se faz um evento desse tipo. E neste sentido, o TEDx foi completo: o Papai Noel me fez chorar, trazendo emoção e solidariedade. Como resultado, não me tornei uma nova pessoa. Ainda sou eu aqui. Mas a confiança renovada no ser humano, nas suas capacidades, na sua vontade de efetivamente ter ideias e realizá-las... Está tudo de volta! Gente, vocês conseguiram! Parabéns!”

Raquel Osolins, empresária: “Fui ao Tedx Porto Alegre com grande expectativa, por tudo que já tinha visto a respeito dos Teds no mundo. O evento foi um convite a pensar no futuro com o cientista indiano, a respeitar a terceira idade com a professora Léa e o engenheiro do aeromóvel, a ver um texto com os olhos da Rosana, a esquecer o tempo corrido pra ouvir boas histórias como as da jornalista do Boca de rua. Eventos como estes fazem a gente pensar profundamente, tirar a poeira de velhas ideias. Me inspirei e me apaixonei várias vezes durante o Tedx Porto Alegre e ainda levo de quebra uma foto com o Papai Noel”.  
 
Não foi só o público a ficar tocado com o TEDx Porto Alegre. Veja o depoimento de alguns palestrantes:

Gustavo Borba, engenheiro eletricista, mestre e doutor em Engenharia de Produção: "Foi um grande evento, com uma convergência muito grande nas palestras, mas com pouquíssima repetição de conteúdo. O teatro lotado, e com um público qualificado, fez com que os palestrantes ficassem mais á vontade. A troca entre os palestrantes foi muito boa. Na minha percepção, do ponto de vista do objetivo do evento, apresentar ideias que inspiram, foi fantástico. Estou desde sábado pensando em como dar vazão às ideias que surgiram e em como integrar essas 500 pessoas em algo que faça com que a operacionalização das ideias que cada um teve seja rápida e positiva. Imagina se cada um refletiu sobre um tema, em cada palestra! 19 palestrantes, 500 pessoas... quantas ideias."

Élio Lazzarotto, o Papai Noel do Brasil: "Muitas coisas especiais acontecem na nossa vida e às vezes passam despercebidas. O que aconteceu durante e após o TEDx PortoAlegre foi o divisor de águas da minha vida, uma enxurrada de informações trazidas por palestrantes apaixonados, que abordaram diferentes assuntos, diversas vivências, mas todos com um ponto comum: a inspiração nossa de cada dia. Agradeço ao TEDx PortoAlegre pela oportunidade de poder revelar alguns segredos que faziam parte da minha vida. Obrigado, Obrigado, Obrigado."


Rosana Hermann, Jornalista, roteirista, escritora, blogueira e twitteira e gerente de criação do portal R7:
*Publicado no blog “Querido Leitor”, no dia 14/11, às 11h25min
“Eu vou escrever mais sobre o evento, mas agora eu quero dizer que foi lindo. Emocionante. Talvez um dos momentos mais emocionantes da minha vida profissional, certamente uma experiência das mais gratificantes para mim como pessoa. Tudo realmente incrível. A organização esmerada e perfeita de um grupo de jovens que dedicaram oito meses de trabalho para culminar nesse dia. Os palestrantes apaixonados e suas vivências únicas. O povo acolhedor do Porto Alegre, a recepção calorosa do público presente.Existem momentos que nos iluminam e reorientam nossos corações para ver o que realmente vale a pena, quem são as pessoas que serão seus companheiros de jornada, em que direção devemos caminhar.
Diante de tanta luz, tanto amor, tanta sabedoria, diante da vitalidade gentil, divertida e inteligente da professora Léia, com 83 anos e dando palestras, todas as bobagens ficam ainda mais diminutas.
O mundo é grande. A alma humana é grande. Abrir mão da grandeza pra viver a mesquinhez das relações humanas é uma triste opção de quem sofre do mal da miséria de espírito.
Estou muito feliz, como há algum tempo não me sentia.
Muito, muito obrigada.
Não sei como agradecer.
De verdade.”

Fotos: Anderson Astor

Fonte: Ana Guerra e Dóris Fialcoff

Nenhum comentário: