Páginas

domingo, 11 de novembro de 2012

Tutto Riso - 10 anos de muito sabor


Giovany Bettega e Fábio Góes


Fernanda Noer e Paula la Porta Araújo Santos

Alexandra e Otávio Beylouni

Inaugurada em novembro de 2002, o Tutto Riso Risoteria completou 10 anos de história. Para comemorar a data, o restaurante promoveu, no dia 6 de novembro, um evento para clientes, parceiros, colaboradores e imprensa.

Proprietária do Tutto Riso, Paula la Porta Araújo Santos recebeu os convidados para um coquetel. Além de degustar quitutes da casa com espumantes Miolo (Elegance e Brut), Pericó (Brut e Rosé) e Salton (Evidence e Ouro), oferecidos pela Sommelier Vinhos, os presentes ao evento levaram para casa uma graciosa recordação: um pano de prato bordado com a frase “Essere felice non è un sogno è una decisione!” (ser feliz não é um sonho, é uma decisão). “Mote” do estabelecimento, a frase é de autoria da avó de Paula Santos, dona “Zicca”. 

Localizado na charmosa rua Dinarte Ribeiro, no não menos charmoso bairro Moinhos de Vento, em Porto Alegre, o restaurante valoriza a tradição italiana na cozinha, utilizando ingredientes frescos e de alta qualidade na preparação dos 26 tipos de risotos que compõem o cardápio, que ainda inclui saladas e sobremesas típicas.

Além da gastronomia saborosa, o ambiente é outra marca registrada do Tutto Riso. Decorados em estilo rústico, com velas e mesas ornadas com flores, os espaços são aconchegantes. Tudo faz lembrar uma casa italiana de verdade, com utensílios de cozinha pendurados nas paredes (as quais são forradas com tecido chitão ou madeira), fotos antigas, mobiliários despojados e até fogão à lenha. 

Com capacidade para 80 pessoas, o Tutto Riso Risoteria atende de segunda a sábado, das 19h30 à meia-noite.

Tutto Riso Risoteria
Rua Dinarte Ribeiro, 116 - Moinhos de Vento
Porto Alegre/RS
Fone: (51) 3222-1934

Fotos: Fábio Mariot
 



Dia Mundial do Diabetes alerta para a epidemia da doença


Quatorze de novembro é o Dia Mundial do Diabetes e o Instituto da Criança com Diabetes tem alguns dados importantes sobre a doença no Brasil e no mundo. O diagnóstico de “epidemia” figura cada vez mais na opinião dos especialistas da área e serve de alerta para o poder público e a sociedade em geral.

A Federação Internacional de Diabetes (IDF) estima que existam 366 milhões de pessoas com a doença em todo o mundo, sendo que aproximadamente 10% são portadoras do diabetes tipo 1, sua forma mais grave, que atinge principalmente crianças e adolescentes. No Brasil, atualmente, 12 milhões de pessoas possuem a doença.

Já no Rio Grande do Sul, calcula-se que nove mil crianças e adolescentes sofrem de diabetes tipo 1 – duas para cada mil – e, a cada ano, 200 novos casos são diagnosticados nessa faixa etária. Em relação ao diabetes tipo 2, são mais de 400 mil adultos, 9,7% da população acima de 25 anos no Estado.

A obesidade crescente na criança e no adolescente vem tornando essa forma de diabetes cada vez mais frequente nesse grupo etário. Hoje, segundo a Pesquisa de Orçamentos Familiares 2010 do IBGE, o Rio Grande do Sul é o estado brasileiro com maior número de crianças, adolescentes e adultos com sobrepeso e obesidade.

Se o panorama atual assusta, o futuro é ainda mais preocupante. A IDF estima que, em 2030, serão 552 milhões de pessoas com diabetes e que a expectativa de mortes em decorrência da doença chegue a 3,8 milhões/ano em todo o mundo – cerca de 6% da taxa de mortalidade mundial, correspondendo à quarta causa de óbitos no mundo.

O custo do tratamento do diabetes e de suas complicações vem crescendo e comprometendo cada vez mais o orçamento público. Nos Estados Unidos, um levantamento da American Diabetes Association mostra que, em 2011, os gastos médicos na América do Norte e no Caribe chegaram a US$ 223 bilhões. Isso significa 48% da despesa mundial com saúde, se considerados custos indiretos (faltas ao trabalho, incapacitação, mortalidade prematura).

O Instituto da Criança com Diabetes, ligado ao Grupo Hospitalar Conceição, que hoje assiste a 2.500 crianças e adolescentes com diabetes tipo 1, ou seja, insulino-dependentes, já conseguiu reduzir, ao longo dos seus oito anos de funcionamento, em 80% o índice de internações hospitalares dos pacientes, utilizando medidas simples, mas efetivas e continuadas, como a Educação em Diabetes e o tratamento intensivo.

Durante a Semana Azul, de 7 a 14 de novembro, em todo o mundo, monumentos e prédios históricos serão iluminados com canhões de luzes circulares azuis, símbolo da campanha do Dia Mundial do Diabetes. O objetivo da data é conscientizar e alertar a população sobre a epidemia mundial da doença. 

Em Porto Alegre, além do prédio do Instituto da Criança com Diabetes, o Museu de História da Medicina do Rio Grande do Sul (Av. Independência, 270) também está apoiando a iniciativa, com sua fachada iluminada de azul.


sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Lauro Trevisan tem sessão de autógrafos na 58ª Feira do Livro


Lauro Trevisan, um dos grandes mestres da autoajuda, participará da 58ª Feira do Livro de Porto Alegre no próximo dia 11 de novembro para autografar seus quatro títulos mais recentes: Dê fim aos conflitos da vida, O Último Papa, Os segredos da terceira idade e Você consegue, que será lançando durante o evento.

Com uma visão diferenciada e positiva da vida, Lauro Trevisan diz que o ser humano é essencialmente bom. Defende que a felicidade é um estado mental e aborda este tema em muitas de suas obras. Fundamenta o homem em quatro colunas básicas: sabedoria para criar e discernir; liberdade para escolher; poder para realizar e felicidade como essência humana. Através de seus livros, ensina os leitores a usarem o poder interior para resolver conflitos e sofrimentos e ser feliz e próspero.

SOBRE AS OBRAS

Você Consegue
Depois de analisar as dificuldades que as pessoas enfrentam em todas as áreas da vida, Lauro Trevisan mostra como superar problemas e realizar os sonhos de cada um. Um guia de sucesso que motiva leitores de todas as idades à autorrealização.

Os Segredos da Terceira Idade
Um livro que mostra as maravilhas e os encantos da melhor idade. Lauro Trevisan revela segredos importantes para tornar feliz esse momento da vida.  Acompanha CD.

O Último Papa
Sonhos, angústias, intrigas, atentados é o que acontece na história de Pedro Galileu, o último papa segundo as profecias de São Malaquias. É uma ficção que entra no âmago do Vaticano e põe em acaloradas discussões, com intrigas e atentados, os novos rumos desejados pelos cristãos do mundo. Enredo fascinante. Essa é uma das mais profundas e estranhas obras de Lauro Trevisan.

Dê Fim Aos Conflitos da Vida
Para que sofrer, se tudo tem solução? Não fique embaralhado nos conflitos. Um livro que mostra como pode ser simples dar a volta por cima e ser feliz. Acompanha CD.

SOBRE O AUTOR
Lauro Trevisan é escritor, conferencista, poeta, contista, teatrólogo, romancista e pensador. É formado em Filosofia com pós-graduação, assim como em Psicologia, Teologia, História, Exegese, Ascese, Jornalismo e Psicanálise Humanista e Pedagogia. Além disso, possui cursos de Parapsicologia, Análise Transacional, Controle da Mente, Nove Domínios da Consciência, Método Chapiro de Administração e outros. É um dos mais destacados nomes da ciência do poder da mente e autoajuda, com mais de 75 obras lançadas no Brasil e exterior. Desde 1975, vem se dedicando ao estudo das potencialidades humanas. Seu livro mais vendido é “O Poder Infinito da Sua Mente 1”, que ultrapassou um milhão de exemplares vendidos somente no Brasil.

Sessão de Autógrafos dos livros: “Você consegue”, “O Último Papa”, “Dê fim aos conflitos da vida”, “Os segredos da terceira idade”.
Data: 11 de novembro
Horário: 16h
Local: Praça Central da Feira do Livro de Porto Alegre

Fonte: IdentComm – Comunicação com Identidade

Inauguração Nova Loja da Ribeiro Jung