Páginas

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Perecíveis - uma exposição de Fredy Vieira




É difícil falar da morte.

Porém muitos artistas na história da arte abordaram este tema que, apesar de representar a finitude da vida, tornou-se assim mesmo eterno.

Fredy Vieira é um artista cuja poética visual nasce no caminho da sua ação fotográfica. A exposição Perecíveis, que a 72 NY Gallery apresenta com exclusividade, é a primeira individual de Fredy. A mostra tem seu valor intrínseco no campo da arte e da fotografia, mas também sócio-ambiental com a divulgação e valorização do trabalho da ONG Chicote Nunca Mais.

Quem de nós um dia não se deparou com um animal morto na estrada, na beira da praia, ou no pátio de casa? Fredy Vieira, fotógrafo acostumado a registrar pessoas, fatos jornalísticos, paisagens, não ficou indiferente a estes acidentes em sua rotina profissional, e fez destes acasos seu trabalho artístico.

O artista individualiza estes seres ao tratar suas cenas de morte com atenção e cuidado. Seu trabalho expressa compaixão ao propor uma última foto, um último momento para estes animais.

Não há beleza na morte, há beleza na arte.

Estas imagens poderiam ser traduzidas como último gesto de afeto e carinho, em relação a uma realidade, que muitas vezes passamos literalmente por cima, que não vemos. As fotos de Fredy Vieira são um alerta, sem dúvida, mas acima de tudo uma reflexão sobre como percebemos e participamos em nosso ecossistema.

O mais interessante nesta série de fotos de animais mortos, não é a romântica passagem do tempo, ou uma dramática visão apocalíptica, é o tanto de nós “seres humanos” que participa da história de cada uma dessas imagens. Principalmente, quando somos indiferentes ou atropelamos estas realidades, exercitando nosso lado mais irracional e, conseqüentemente, insensível.

Neste ponto fica explícita a importância do olhar samaritano de Fredy Vieira que é capaz de forma singela, mas corajosa, de reorientar o percurso da vida e, essencialmente, do quanto estamos atentos a nossa própria existência, em convívio com os outros seres vivos que habitam conosco este mesmo planeta terra.

André Venzon
Curador 72 NY Gallery

Nenhum comentário: