O Ecarta Musical do sábado, 25 de junho, receberá o violonista Maurício Marques, com o show Cordas e Bambas. Nessa apresentação, o artista, que tem dois premiados e badalados discos solo, passeará pela história da Música Popular Brasileira. Ele mostrará, com o seu violão de oito cordas, as diferentes nuances da música nacional por intermédio de obras de compositores como Radamés Gnattalli, Baden Powell, Jacob do Bandolim, Dilermando Reis, Tom Jobim, Octavio Dutra, Ernesto Nazareth e Heitor Villa Lobos.
O show será na sede da Fundação Ecarta (Av. João Pessoa, 943), às 18h, com entrada franca.
Repertório
Ele ou Alguém por Ele (Octavio Dutra)
Sons de carrilhões (João Pernambuco)
Odeon (Ernesto Nazareth)
Malandro Descendo o Morro (João dos Santos)
Receita de Samba/O vôo da Mosca (Jacob do Bandolim)
Dança Brasileira (Radamés Gnattali)
Prelúdio 5 (Heitor Villa Lobos)
Valsa sem nome/Choro para metrônomo (Baden Powell)
Luiza/Passarim (Tom Jobim)
Doutor Sabe tudo/Tempo de Criança (Dilermando.Reis)
Maurício Marques
É formado em Violão na Universidade Federal de Pelotas. Compositor, professor de Música, arranjador e instrumentista, voltou o seu trabalho à Música Folclórica Gaúcha e Brasileira. Vencedor de inúmeros festivais, já foi premiado com o Troféu Milton de Lemos (1998), Troféu Vitória (1998), Prêmio Açorianos de Música (2004), pelo seu disco “Cordas ao Sul”, e escolhido para participar do 7º Prêmio Visa de Música Instrumental Brasileira (2004). Em 2005, entre outros, foram: Projeto Rumos Itaú Cultural, Violões do Brasi ao lado de Paulo Belinatti, Duo Assad, entre outros.
Integra o Quarteto Maogani e atua no cenário da Música Regional do Rio grande do Sul ao lado de Renato Borghetti, Luiz Carlos Borges e Celau Moreyra. Em 2007, um livro com suas composições foi publicado na França pela Editora Henry Lemoine (coleção Sergio Assad).
Em 2009, lançou o disco Milongaço, com turnê em Porto Alegre, Curitiba, Florianópolis, Rio de Janeiro e São Paulo, patrocinado pela Petrobras Cultural. Em 2010, recebeu o Troféu Teixeirinha de melhor Produtor, na Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul. Nesse mesmo ano, excursionou pelo Estado com o show “Filosofia - As canções de Noel e Adoniram Barbosa”, em parceria com o cronista Rubem Penz e o cantor Dudu Sperb. Este ano foi selecionado novamente para o Itaú Cultural Rumos, com gravação de DVD e entrevistas. Atualmente, trabalha na produção de composições para Violão de Oito Cordas.
ECARTA MUSICAL | ENTRADA FRANCA
Maurício Marques
25 de junho | Sábado | 18h
Fundação Ecarta (Av. João Pessoa, 943, Porto Alegre)
Fonte: Dóris Fialcoff
Nenhum comentário:
Postar um comentário