Páginas

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Recortes do Mercado entrevista Bianca de Menezes Juliano




Com apenas 27 anos, Bianca Juliano começou a carreira na XP Investimentos como cliente em 2006, e após quase um ano investindo no principal Fundo de investimentos em ações da casa (XP Investor FIA), iniciou como assessora de investimentos de uma das áreas em expansão.

Apaixonada pela agitação deste mercado, o contato intensivo com cliente, a assessoria prestada a cada um e a filosofia da empresa - de educar as pessoas a respeito do funcionamento do mercado – Bianca passou a viajar com palestras e cursos em diversas cidades do interior do RS, no mínimo duas vezes por semana, além de realizar muitas parcerias e palestras na Capital.

Atualmente a jovem executiva é sócia da XP Gestão de Recursos, participando ativamente do desenvolvimento deste negócio.

RM: Em um primeiro momento, o que te levou a investir em ações?

BJ: A rentabilidade atrativa e muito acima dos produtos que o banco me oferecia de renda fixa como CDB’s, Fundos de Renda Fixa e Poupança.

RM: E o seu início inicio como assessora de investimentos, como aconteceu?

BJ: Eu já trabalhava no mercado financeiro através de banco e na área de crédito, porém, após iniciar o investimento em Fundos de Ações através da XP, comecei a perceber que este mercado era um mercado de oportunidades, crescente e com excelentes perspectivas, em função do momento econômico que o Brasil vinha e vem vivendo. Acabei começando a trabalhar com isto, após ter experimentado como investidora o mercado, recebi um e-mail de uma vaga para assessora de investimentos e me candidatei. Para minha surpresa quando li o e-mail para mandar o CV, era a XP, a mesma empresa em que eu já investia, não podia ser melhor. Estou na XP até hoje há mais de 3 anos.

RM: Quais os conselhos que você daria a quem ainda tem medo do mercado de ações?

BJ: Participar de palestras educativas e cursos ajuda muito, porque através deles, se pode entender desde o momento econômico que estamos vivendo até o funcionamento do mercado, passando por compreensão do risco e tudo que se faz necessário saber antes de começar a investir. Este deveria ser o passo inicial de todo investidor. Por isso realizamos palestras gratuitas semanalmente. Outra dica é entender o fundamento do investimento em ações. Precisamos entender que através deste investimento, estamos investindo em empresas em expansão e que aumentam seus lucros à medida que o país cresce e se desenvolve. Olhando por este ângulo, fica mais fácil diluir o risco e entender que estamos nos tornando sócios de grandes empresas, e o risco, obviamente, estará ligado ao sucesso deste grande negócio ser mantido ou não.

RM: O FIA é um fundo multiações. Explica para os leitores o que significa?

BJ: Ele é um Fundo de Ações (FIA) diversificado setorialmente, ou seja, ele compra ações de diversas empresas e dos diversos setores da economia, desde bancos, a empresas varejistas, passando por consumo, energia elétrica entre outros setores. O objetivo é detectar setores e empresas atrativas, tendo como enfoque de análise seus fundamentos, desde o crescimento de seu lucro, a gestão da empresa, a marca, perspectivas do setor em que está inserida, projetos futuros...enfim.

RM: Quais as perspectivas do mercado brasileiro para 2010?

BJ: Este ano, com a expectativa de crescimento econômico em torno de 4,5% a 5% para o Brasil e vislumbramos como resultado um aumento gradativo do poder aquisitivo dos brasileiros, alimentando o circulo virtuoso que já vivemos. A Bolsa, por consequencia, refletindo isto, deve manter-se aquecida, com retornos atrativos como os que vimos em todo o ano passado, e já no início deste ano de 2010. Parao investidor de longo prazo, que é a modalidade mais segura, na nossa opinião, o momento é muito atrativo para o investimentos em ações.

RM: Qual o grande diferencial da XP?

BJ: Existem 2 principais diferenciais, um é a qualidade de gestão das carteiras dos Fundos o outro é em relação ao atendimento. Hoje nosso principal Fundo, XP Investor FIA, apresenta um resultado de rentabilidade de 179% do Índice Bovespa no mesmo período (referencial de mercado) ou seja, muito acima da média de mercado. E em relação ao atendimento, temos assessores de investimentos sempre dispostos a sanar as duvidas dos clientes de forma clara e completa independente do porte do cliente e de forma personalizada.

RM: Para o leitor que quer começar a investir, qual o primeiro passo?

BJ: Inscrever-se para as nossas palestras/cursos de Introdução ao Mercado ou agendar um horário com um de nossos assessores, através do fone 51 3014 3742.

RM: Deixe uma mensagem para os leitores do Recortes do Mercado.

BJ: Invista em novas atitudes neste ano de 2010 e Aprenda a Investir em Ações!

A XP Investimentos

A XP Investimentos percebeu que o melhor caminho para crescer no pequeno mercado de investidores de renda variável do Rio Grande do Sul é investir na educação financeira das pessoas. Para isto os sócios da instituição criaram uma empresa com o objetivo de oferecer cursos e treinamentos sobre o mercado de capitais. Assim, através da educação, a XP Investimentos difunde as vantagens do investimento em renda variável, desmistificando o risco de se investir em ações.

Idealizado pelos sócios da XP Investimentos com o propósito de investir os próprios recursos, o Clube de Investimento XP Investor tem como objetivo investir em ações a longo prazo, obedecendo critérios unicamente fundamentalistas.

Em setembro de 2006 a XP Gestora, a partir do Clube de Investimento XP Investor, abre o primeiro Fundo, o XP Investor FIA, que passa a ser administrado pela Mellon Serviços Financeiros - uma das maiores administradoras de fundos do mundo.

Atualmente o XP Investor FIA conta com mais de 2.500 cotistas, os quais recebem tratamento personalizado pela equipe XP, além de alta transparência sobre sua estratégia de investimento.

A XP Investimentos acredita em novas atitudes.

Endereços:
Av. Carlos Gomes, 222 - conj. 202
Rua Hilário Ribeiro, 202 - loja 01

Foto: Michael Paz

Nenhum comentário: