Páginas

quarta-feira, 21 de abril de 2010

VEJA Porto Alegre – “Comer & Beber” 2010/2011



A Associação Leopoldina Juvenil foi palco, no dia 08/04, do “Oscar” da gastronomia de Porto Alegre: a noite da premiação do especial VEJA Porto Alegre – Comer & Beber 2010/2011, o mais completo e qualificado roteiro da gastronomia da capital gaúcha.

Cerca de 700 convidados estiveram no evento, organizado pelas banqueteiras Bettina Becker e Nora Teixeira. O coquetel levou a assinatura de Cláudio Solano, residente do Leopoldina Juvenil, e foi muito elogiado pelos presentes – em sua maioria conhecedora do assunto.

Representantes da diretoria de VEJA vieram de São Paulo para acompanhar a festa de premiação e lançamento da edição especial. Claudio Ferreira, diretor superintendente do Grupo Veja; Ricardo Packness, diretor de marketing publicitário de VEJA, e Gustavo Favero, gerente de marketing publicitário de Veja, que se reuniram com a equipe local responsável pela produção da publicação.

O evento - que teve o patrocínio da BOHEMIA e do BANCO DO BRASIL, apoio nacional da TRAMONTINA e do CAFÉ 3 CORAÇÕES e apoio regional do SENAC e da PREFEITURA DE PORTO ALEGRE – faz parte do calendário turístico da cidade, consolidado como uma premiação esperada pela região, que é um dos principais polos gastronômicos do País.

Em sua 13ª edição, VEJA PORTO ALEGRE “Comer & Beber” vem recheada de uma criteriosa seleção de 562 endereços (215 restaurantes, 173 bares e 174 comidinhas) – no ano passado eram 550. O júri também passou por mudanças. Ganhou novos integrantes, foram criadas novas especialidades para votação, caso da melhor carta de cervejas, em Bares, e do melhor rodízio de carnes, em Restaurantes.

Uma equipe de jornalistas percorreu a cidade, fazendo um levantamento detalhado dos estabelecimentos. Simultaneamente, as casas de maior destaque foram apontadas por um júri de especialistas formado por trinta e uma personalidades – gourmets, empresários e profissionais liberais, além de pessoas ligadas à cultura e à sociedade gaúcha, todos apreciadores da boa mesa e com capacidade para desempenhar a tarefa solicitada por VEJA. Trata-se, portanto, de uma revista feita por quem conhece Porto Alegre e sabe indicar o que há de melhor na cidade.
 
Abaixo a lista completa dos vencedores:

Comidinhas

Cachorro-quente: Confeitaria Princesa
Café expresso: Café do Mercado
Doceria: Diego Andino Pâtisserie
Empório Gourmet: La Gourmandise
Padaria: Carina Barlet
Pastel: El Cuervo
Salgado: Pâtissier
Sanduíche: Press Café
Sorvete: Troppo Buono
Suco: Saúde no Copo

Bares

Carta de Cervejas: Mulligan Irish Pub
Chope: Bier Markt
Cozinha: Nossa Senhora do Ó
Fim de Noite: Van Gogh
Happy Hour: Champanharia Ovelha Negra
Música ao Vivo: Odeon
Para Ir a Dois: Mercatto D'Arte

Restaurantes

Alemão: Steinhaus
Brasileiro: Bah
Carne: Barranco
Carne/Rodízio: Na Brasa
Francês: Chez Phillippe
Galeteria: Vêneto
Italiano: Atelier de Massas
Japonês: Sakura
Oriental: Koh Pee Pee
Peixes e frutos do mar: Pampulhinha
Pizzaria: Fratello
Variado: Hashi Art Cuisine
Bom e barato: Tudo pelo Social
Chef do Ano: Carlos Kristensen (Hashi Art Cuisine)
Carta de Vinhos: Pampulhinha

Fonte: Làura Schirmer - Schirmer & Ferlauto Comunicação

2ª edição de 2010 da Caminhada Noturna de Porto Alegre será no dia 22 de Abril



Iniciado no ano passado, o projeto “Caminhada Noturna pelo Centro Histórico de Porto Alegre” é uma realização do Instituto Cultural Brasileiro Norte-Americano e da Câmera Viajante – Escola de Fotografia, em conjunto com a Associação do Centro Histórico, a Associação Rio-Grandense de Artes Plásticas Francisco Lisboa, a Câmara Rio-Grandense do Livro, a Casa de Cultura Mário Quintana, o Conselho Internacional Monumentos e Sítios, o Centro Cultural CEEE Erico Veríssimo, o Gabinete do Vereador Adeli Sell, o Instituto de Arquitetos do RS, o Memorial do Ministério Público, o Memorial do Judiciário do RS, o Museu Júlio de Castilhos, o Solar dos Câmaras de Porto Alegre e o Projeto Monumenta.

Nesse mês de abril, a Caminhada Noturna ocorrerá na próxima quinta-feira, dia 22, às 18h30min. O roteiro começa na sede do Instituto Cultural (Rua Riachuelo, 1257) e passará pela rua General Câmara, seguindo até a avenida Mauá, na “Porta da Cidade”. Após passar pelo famoso muro da Mauá e pelos Armazéns do Cais do Porto, os participantes chegarão à avenida João Goulart, na Usina do Gasômetro, fazendo o contorno da curva à esquerda para chegar ao destino final – onde se conhecerá um pouco mais da história da Câmara Municipal de Porto Alegre. Representantes das instituições parceiras serão os guias do passeio.

O objetivo da iniciativa é atrair a atenção dos porto-alegrenses e turistas para a área central da capital dos gaúchos, ressaltando seus símbolos histórico-culturais e arquitetônicos. A atividade permite aos participantes a chance de fotografar as atrações da região à noite, com orientação especializada e em segurança.

Para se inscrever, os interessados deverão levar um litro de leite até a bilheteria do Teatro do Instituto Cultural Brasileiro Norte-Americano, a partir das 18h. O montante será doado ao Banco de Alimentos.


O quê: 2ª Caminhada Noturna pelo Centro Histórico de Porto Alegre 2010
Data: 22 de abril, quinta-feira
Horário: 18h30min
Saída: Instituto Cultural Brasileiro Norte-Americano (Rua Riachuelo, 1257 – Centro Histórico)
Destino: Câmara Municipal de Porto Alegre
Inscrição: a partir das 18h, no Teatro do Instituto Cultural, sendo um litro de leite (que será doado ao Banco de Alimentos)

A Carta da Terra comemora 10 anos com campanha mundial desenvolvida no Brasil e hasteamento da Bandeira da Terra em São Paulo



A Carta da Terra, extensão brasileira do movimento internacional The Earth Charter, lança no dia 22 de Abril de 2010, Dia Mundial da Terra, a sua primeira campanha global desenvolvida inteiramente no Brasil em suporte aos seus 10 anos. Na mesma data a bandeira da Terra será hasteada por crianças em solenidade no Parque Ibirapuera em São Paulo. Na seqüência haverá um plantio de árvores no Parque.

A campanha denominada Começa Com Você, desenvolvida em São Paulo por voluntários, remete ao pensamento de Gandhi que lembra que a mudança que queremos ver no mundo começa por cada indivíduo. O objetivo é fomentar entre o grande público o conceito de “Cidadania Terra” onde os interesses pelo bem comum do planeta estão acima dos individuais. A campanha está ancorada em um filme de 60 segundos com versões em três idiomas (Inglês, Espanhol e Português) produzido em caráter voluntário pela agência EC Comunicação, produtora Santo Forte Digital e produtora de áudio Sonido e conta também com o planejamento e execução de mídia da consultoria gaúcha Mi4 de Porto Alegre. A criação trás 120 crianças da Casa do Zezinho - entidade social que visa promover a cultura e educação entre crianças da comunidade do Parque Santo Antônio na cidade de São Paulo - com uma folha em branco nas mãos onde é projetada uma animação que retrata um planeta Terra sustentável, justo e pacífico. O filme será veiculado mundialmente a partir do dia 22 de Abril em espaços doados pelas principais emissoras internacionais de televisão por assinatura e pela rede aberta local. A campanha conta também com anúncios doados por várias revistas e jornais, spot de rádio e banners para a internet.

Segundo a Diretora Executiva do Earth Charter Internacional baseada na sede do movimento que fica dentro da Universidade pela Paz na Costa Rica, a brasileira Mirian Vilela: “O Brasil sempre foi parte importante desta iniciativa. Os primeiros textos da Carta foram redigidos na Eco-92 no Rio de Janeiro. Quase 20 anos depois, a primeira campanha mundial nasce aqui e é lançada no mesmo dia do descobrimento do país. Temos muitos planos para o Brasil”.

Para marcar as comemorações oficiais de 10 anos do documento, o lançamento da campanha mundial e celebrar o dia do planeta, a bandeira da Terra, em tamanho oficial, será erguida no dia 22 de Abril por crianças no Parque Ibirapuera (Av. Quarto Centenário s/n – Portão 07) às 11 em solenidade conjunta com a Umapaz (Universidade Livre de Meio Ambiente e Cultura de Paz). A líder do movimento voluntário da Carta da Terra no Brasil Cristina Moreno afirma: “A Carta pode ser vista como uma espécie de Constituição do Planeta Terra. Se todos a seguirmos a risca, alcançaremos mais facilmente a tão sonhada sustentabilidade planetária. E para nos inspirarmos a pensar no todo, nada melhor do que hastear a bandeira da Terra na maior cidade do país”.

A Secretaria do Verde e do Meio Ambiente de São Paulo, através da UMAPAZ, desenvolveu o Programa Difusão da Carta da Terra na rede municipal de ensino, que contou com 30 turmas descentralizadas nas diversas regiões da cidade, alcançando cerca de 800 escolas. Foram reproduzidos 65 mil exemplares da Carta, distribuídos a todos os professores da rede municipal.

Sobre A Carta da Terra

A Carta da Terra é uma declaração de 16 princípios éticos fundamentais para a construção de uma sociedade global justa, sustentável e pacífica. Ela é estruturada em quatro grandes tópicos: Respeito e cuidado pela comunidade da vida, integridade ecológica, justiça social e econômica, democracia, não-violência e paz.

Em 1987 a Comissão das Nações Unidas para o Meio Ambiente e Desenvolvimento, através do documento “Nosso Futuro Comum”, recomendou a redação de uma nova carta sobre o desenvolvimento sustentável com o objetivo de ajudar a construir no século 21 uma sociedade global justa, sustentável e pacífica. Em 1992, em evento paralelo da Cúpula da Terra - Eco-92 - realizada no Rio de Janeiro, foi elaborada a primeira versão da Carta. Após oito anos, em um processo participativo envolvendo todos os continentes e com a contribuição de milhares de pessoas de todas as raças, credos, idades e profissões, incluindo especialistas em ciências, filosofia, ética, religiões e leis internacionais, a versão final foi lançada no Palácio da Paz em Haia em 29/06/2000. Em 2003 a UNESCO reconheceu a Carta da Terra como um instrumento chave para a educação e cultura, e a considerou como um importante marco ético para a humanidade.

Entre os membros da comissão mundial do movimento estão a Queniana prêmio Nobel da paz de 2004 Wangari Maathai, o canadense e ex-secretario geral da Eco-92 Maurice Strong, o americano Steven Rockefeller, o ex-primeiro ministro da Holanda Ruud Lubbers, a princesa da Jordânia Basma Bint Talal e os brasileiros Leonardo Boff e Oscar Motomura.

Serviço: “A Carta da Terra comemora 10 anos com campanha mundial desenvolvida no Brasil e hasteamento da Bandeira da Terra em São Paulo.”
Data: 22 de abril
Horário: 10h
Local: Av. IV Centenário, s/n. Portão 7ª - UMAPAZ

Para maiores informações sobre o Earth Charter Internacional, Carta da Terra e Umapaz:
Mônica Cristina Ribeiro - mocribeiro@prefeitura.sp.gov.br
Fernanda Baumhardt – fernanda.baumhardt@proplaneta.com

terça-feira, 6 de abril de 2010

Renascer da esperança solicita doações para Festa de Páscoa



Rozeli da Silva, funcionária do DMLU de Porto Alegre, é a fundadora do Centro Infantil Renascer da Esperança, em 1996. A instituição atende mais 300 crianças com situações de vulnerabilidade social e vive de doações e ajuda de profissionais voluntários. A partir de abril, a entidade está de portas abertas para receber doações de chocolates, pães, salsicha, brindes e até mesmo valores em espécie para a festa de páscoa da criançada, que ocorrerá no dia 16. Para ajudar, basta ir até o Centro, que fica na Avenida Macedônia, 199, bairro Rentinga Nova ou entrar em contato pelo número 51-32508100 e falar com Joziane.

Bon Cheff abre primeira loja própria em Porto Alegre


Porto Alegre é a primeira praça a receber uma loja da Bon Cheff, uma marca nacional de acessórios gourmet – utensílios para cozinha de uso profissional e doméstico. Nesta segunda-feira, dia 5 de abril, a loja Bon Cheff, situdada na Avenida Sertório, Zona Norte da cidade, abriu suas portas para atender aos clientes, tanto no atacado quanto no varejo.

Criada em 2006, a marca Bon Cheff oferece artigos importados, de alta qualidade, práticos e modernos. Eles são destinados aos profissionais do setor gourmet, como chefes de cozinha e proprietários de restaurantes, como também aos praticantes amadores da arte culinária, que apreciam preparar suas receitas em casa para família e amigos.

Com uma grande variedade de utensílios, somando cerca de 400 itens, a Bon Cheff vem suprir as diferentes necessidades dos clientes, fazendo-se presente em momentos agradáveis da vida de seus consumidores, tornando o ato de cozinhar ainda mais prazeroso.

A grande aceitação dos produtos da Bon Cheff indicou uma demanda latente de mercado e estimulou a abertura das lojas próprias, sendo escolhida a região Sul para o início desse processo de implantação. “Além da loja pioneira em Porto Alegre, Florianópolis ganhará a segunda unidade já em abril e Curitiba em breve”, afirma Highor Talles Moreira, diretor Institucional da Bon Cheff.



Serviço:

Loja Bon Cheff - utensílios para cozinha de uso profissional e doméstico
Endereço: Av. Sertório, 6.799 – loja 208 – Porto Alegre
Funcionamento: segunda a sexta, das 9h às 18h; e sábados, das 9h às 12h
Telefone: (51) 3366-6285


 
Ravi Bon Cheff: novo acessório que permite deixar um vinho que está na temperatura ambiente instantaneamente na temperatura de uma Adega refrigerada (12°C a 16°C).

Revista VEJA PORTO ALEGRE “Comer & Beber” chega às bancas e premia com uma grande festa os destaques da gastronomia local


No próximo dia 8 de abril será lançada a edição 2010/2011 do mais completo e qualificado roteiro da gastronomia da capital gaúcha.
Cerca de 700 convidados (entre eles os representantes dos estabelecimentos indicados, empresários, publicitários e personalidades locais, além da equipe de VEJA) vão participar do evento de lançamento, na ASSOCIAÇÃO LEOPOLDINA JUVENIL. Na ocasião, serão entregues os prêmios aos melhores de cada categoria apresentada no guia: Restaurantes, Bares e Comidinhas, em 32 especialidades diferentes.

O evento, que tem o patrocínio da BOHEMIA, apoio nacional da TRAMONTINA e do CAFÉ 3 CORAÇÕES e apoio regional do SENAC, integra-se ao calendário turístico da cidade, com uma premiação esperada pela região, que é um dos principais polos gastronômicos do País.

VEJA PORTO ALEGRE “Comer & Beber” elege os melhores restaurantes, os bares mais badalados e as mais deliciosas opções de comidinhas. A edição 2010/2011 reúne uma seleção de cerca de 550 endereços.

Uma equipe de jornalistas percorre a cidade, fazendo um levantamento detalhado dos estabelecimentos. Simultaneamente, as casas de maior destaque são apontadas por um júri de especialistas formado por trinta personalidades – gourmets, empresários e profissionais liberais, além de pessoas ligadas à cultura e à sociedade porto-alegrense, todos apreciadores da boa mesa e com capacidade para desempenhar a tarefa solicitada por VEJA. Trata-se, portanto, de uma revista feita por quem conhece Porto Alegre e sabe indicar o que há de melhor na cidade.

Com o lançamento desta edição, a série “Comer & Beber” traz uma grande novidade: o lançamento do aplicativo “Comer & Beber” para iPhone e iPod Touch. A partir de agora, usuários desses aparelhos terão à disposição todas as informações, atualizadas, dos restaurantes, bares e endereços de comidinhas de Porto Alegre e das demais regiões em que as edições especiais “Comer & Beber” são lançadas.

Além disso, o aplicativo reconhecerá a localização do usuário automaticamente e oferecerá indicações na região correspondente.

As especialidades que fazem parte da premiação 2010/2011 do especial VEJA Porto Alegre – “Comer & Beber” são:

Restaurantes:

Alemão, Brasileiro, Carne, Carne/Rodízio, Francês, Galeteria, Italiano, Japonês, Oriental, Peixes e frutos do mar, Pizza, Variado, o restaurante Bom e Barato, Carta de Vinhos e Chef do Ano.

Bares:

Carta de Cervejas, Chope, Cozinha, Fim de Noite, Happy Hour, Música ao Vivo e Para Ir a Dois.

Comidinhas:

Cachorro-Quente, Café Expresso, Doceria, Empório Gourmet, Padaria, Pastel, Salgado, Sanduíche, Sorvete e Suco.